Alinhamento e Balanceamento: o que é, qual a importância e quando fazer

Publicada em 04/06/2019

São serviços fundamentais para aumentar a vida útil dos pneus e dos componentes da suspensão. Você Sabia disso? É comum muitos motoristas terem dúvidas em relação a estes serviços e, por outro lado, é também normal existirem dúvidas sobre a melhor forma de realizá-los.


São diferentes, viu?

Sim, nós sabemos que muita gente confunde, mas existe uma diferença entre alinhamento e balanceamento. Entenda: 

• Alinhamento: serve para ajustar o ângulo das rodas, para que fiquem alinhadas ao solo e paralelas entre si.

• Balanceamento: serve para ajustar e equilibrar os níveis dos pneus, para que recebam atrito de forma igual, evitando que um tenha mais prejuízo que o outro.


Agora que nós já esclarecemos a diferença entre os dois serviços, vamos te mostrar mais informações, a importância e quando fazer o alinhamento e o balanceamento no seu carro. Você verá que são mais importantes do que parecem. Confira:


ALINHAMENTO

O que é o alinhamento?

Irregularidades na pista (buracos), impactos do pneu contra a calçada ou até mesmo uma batida são motivos para o carro perder o alinhamento, e não ter um carro alinhado pode deixar o carro menos estável, fazendo com que os pneus gastem mais e de forma irregular além de causar até acidentes.


O alinhamento é um procedimento que busca equilibrar todos os ângulos em relação às linhas do centro, permitindo que os pneus do seu carro tenham o mínimo de atrito com o solo.


Quando devo fazer o alinhamento?

É recomendável fazer o alinhamento sempre nas revisões periódicas do veículo. Fora isso, sempre que o carro sofrer algum impacto muito forte, se você trocar algum componente da direção, suspensão ou pneu e claro, se você notar o carro puxando um pouco para algum lado, é essencial ir para oficina para evitar prejuízos.


BALANCEAMENTO

O que é o balanceamento?

Sabemos que alinhamento e balanceamento não são as mesmas coisas. Mas não se faz o balanceamento sem antes fazer o alinhamento, por isso, são dois procedimentos que se complementam e são indispensáveis um para o outro.


O balanceamento nada mais é que a distribuição de peso tanto entre as rodas do veículo quando individualmente. Sem este equilíbrio, as rodas tendem a trepidar durante a viagem, causando distúrbios na direção além de diminuir a capacidade de frenagem do veículo.


Quando devo fazer o balanceamento?

Obrigatoriamente é necessário fazer o procedimento quando se faz o alinhamento do veículo. Mas o ideal é realizar a cada 10 mil quilômetros rodados, também se você realizou a troca de pneus/rodas e principalmente se notou alguma trepidação no volante.


Fonte: https://genioferramentas.com.br/blog/alinhamento-e-balanceamento/