Dicas Básicas para Economizar Combustível

Publicada em 10/06/2019

Seja para ir trabalhar todos os dias ou até mesmo para viajar em um feriado prolongado, quem utiliza o carro como meio de transporte se preocupa bastante com o gasto com o combustível, que está ligado diretamente à manutenção regular e ao modo como o motorista dirige. 

No post de hoje, trouxemos dicas básicas para economizar combustível. Confira!

Verifique os pneus

Apesar de ser importante, poucos condutores dão a devida atenção à calibragem dos pneus. Quando eles estão descalibrados, o veículo demanda mais esforço para se locomover e, assim, aumenta a injeção de combustível para compensar esse esforço.  

Por isso, a dica é verificar a calibragem dos pneus a cada quinze dias ou, pelo menos, uma vez por mês. 

Evite o excesso de peso no porta-malas

Estar com o carro sempre cheio também contribui para o aumento do gasto de combustível. Quando o automóvel está mais pesado, ele consequentemente precisa de mais aceleração para se movimentar. 

Sendo assim, sempre elimine objetos desnecessários dentro do porta-malas e sempre que fizer compras programe-se para descarregar o carro ao invés de rodar com ele pesado.

Poupe o uso do ar-condicionado

O item proporciona um conforto indispensável dentro do automóvel, principalmente em dias quentes. Porém, é importante que o condutor entenda que a utilização do ar faz com que o carro consuma ainda mais combustível. 

Não é necessário abrir mão do ar-condicionado, algumas atitudes simples já colaboram para economizar combustível como, por exemplo, desligar o ar antes de chegar ao destino, estacionar o carro sempre na sombra para não ter que ligar o ar-condicionado na força total ou, ainda, preferir abrir o vidro das janelas nos dias mais frescos.

Não freie ou acelere bruscamente

Além de ser perigoso, dirigir de maneira agressiva não ajuda a economizar combustível, já que desgasta o motor. 

A melhor maneira de prevenção é trocar as marchas de forma suave e sempre medir a força depositada no pé do acelerador.

Cheque o óleo do motor

Utilizar o tipo de óleo errado pode prejudicar a eficiência do combustível. O ideal é usar o óleo recomendado pelo fabricante que ajuda a minimizar o atrito interno, reduzindo o esforço do propulsor e, dessa forma, ajudando a economizar o combustível.

Mantenha a manutenção em dia

Fazer a revisão periodicamente evita que o motor consuma mais combustível que o necessário e, além disso, aumenta a vida útil do componente. Por isso, é fundamental checar não somente o óleo, como também os filtros de ar e fazer a substituição das velas.

Não existe fórmula mágica, para economizar combustível é fundamental dirigir da maneira correta, estar com a manutenção do automóvel em dia e ter cuidado ao escolher o combustível na hora de abastecer.


Fonte: https://revista.socarrao.com.br/no-socarrao/dr-socarrao/dicas-basicas-para-economizar-combustivel/