Quando trocar as velas do carro?

Publicada em 17/06/2019

A maioria dos fabricantes recomendam que as velas de ignição de um automóvel sejam verificadas a cada 10 mil quilômetros rodados. O período de troca varia, mas geralmente não passa de 40 mil ou 50 mil quilômetros. O ideal é sempre verificar o manual do proprietário de cara veículo para ver qual o intervalo recomendado para a substituição das velas.

Ainda assim, com base no “olhômetro”, é possível analisar as condições das velas de ignição e reparar se elas precisam ou não ser substituídas. Se a vela estiver com tonalidade amarelada, acinzentada ou em tons de marrom, é sinal de que ela está no fim de sua vida útil e precisa ser trocada o quanto antes.

Fora isso, não pode haver qualquer folga entre os eletrodos. Quando a ponta da vela fica coberta de resíduos de carvão, ela está carbonizada.

Se ela tiver a ponta do isolador toda esbranquiçada ou com pontos pretos na superfície, ela está superaquecendo. O isolador cerâmico não pode ter nem a mínima trinca. É bom verificar também a rosca da vela, se ela estiver danificada isso pode indicar excesso de torque na hora em que a pessoa colocou ela no lugar.


Fonte: https://www.noticiasautomotivas.com.br/velas-de-ignicao-cuide-bem-destes-componentes-importantes-para-seu-carro/